Príncipe da Paz

No mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem! (Lucas 2:13–14)

 Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, o Messias —o Salvador— está ligado à paz. Contudo, no mundo hoje, ou em qualquer outro momento da história, a paz é muitas vezes o que mais falta. As guerras e as revoltas civis são endêmicas na humanidade.
 Infelizmente, não há paz duradoura na história e certamente não existe hoje. Então por que Jesus é chamado Príncipe da Paz? Por que os anjos, quando louvavam a Deus no nascimento de Jesus, falaram de paz?
 A palavra mais comumente usada para paz no Antigo Testamento é shalom. Apesar de muitas vezes usada nas Escrituras no sentido de ausência de guerra, tem outros significados.§
 O sentido raiz de shalom se refere a ser bem-estar. Significa plenitude, saúde, segurança, prosperidade, contentamento, tranquilidade, harmonia, paz mental, ausência de ansiedade e estresse.
 Também se refere à amizade entre indivíduos, assim como à paz e amizade entre indivíduos e Deus.
 Jesus, o Senhor da paz, nos traz paz além do que qualquer coisa que possamos entender. Ele nos dá paz e, conforme fixamos o pensamento nEle e confiamos nEle, dá-nos perfeita paz, ou, como diz o original em hebraico, shalom shalom. —P. Amsterdam [1]

 A minha ideia de Natal, antiquada ou moderna, é muito simples: amar os outros. E se pensarmos bem, por que temos de esperar pelo Natal para fazermos isso?  —Bob Hope (1903–2003)

[1] P. Amsterdam Âncora Shalom de Natal

Previous
Previous

Paz no coração

Next
Next

Nosso melhor amigo