Tu és o Cristo

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos. (João 15:15 ARC)

 Pouco depois de haver curado “grandes multidões” e alimentado 4 mil pessoas pela multiplicação de alguns pães e peixes, Jesus perguntou aos discípulos o que as pessoas diziam a Seu respeito. Responderam-Lhe que alguns acreditavam que fosse João Batista, outros achavam que Ele fosse Elias, Jeremias ou algum outro profeta do passado que teria ressurgido dos mortos. Essas reações, que revelavam a grande admiração que o povo tinha por Jesus e que O consideravam um grande profeta, estavam, na verdade, bem aquém da resposta certa!
 Jesus então perguntou àqueles seguidores: “Quem vocês dizem que Eu sou?” É possível imaginar a cena: os discípulos baixam a cabeça e se entreolham, incertos do que dizer, até que Simão Pedro, aparentemente o mais franco do grupo, reuniu coragem e, em uma frase, declarou a verdadeira identidade e propósito de Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”
 Ao longo da Bíblia, Jesus é retratado de muitas formas: a luz do mundo, o bom pastor, o Deus vivo, nosso amigo, nosso Salvador.
Identificações à parte, o que é verdadeiramente maravilhoso é que cada um pode, à sua própria maneira, vivenciá-lO. Jesus nos encontra onde estivermos e muitas vezes se manifesta da maneira como cada um precisa e que fará mais sentido para cada indivíduo.
 E para você? Quem Ele é? — Mário Sant’Ana  [1]

 Se Cristo habita em um homem, como seu amigo e nobre líder, então o homem tudo pode suportar, pois Cristo nos ajuda, nos fortalece e jamais nos desampara. É um verdadeiro amigo.  —Teresa de Ávila (1515–1582)

[1] Mário Sant’Ana  Contato Volume 16, Número 4

Previous
Previous

Vitória sobre a morte

Next
Next

Lágrimas e temores enxugados