Ele se Humilhou

... levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. (João 13:4-5)

 É possível que os discípulos tenham ficado em silêncio enquanto Jesus lavava seus pés. Foi só quando Ele veio a Pedro que as palavras foram faladas. Em certo sentido, Pedro estava falando por todos os discípulos, pois considerava isso inadequado aquele a quem ele havia chamado anteriormente o Cristo, o Santo de Deus lavar seus pés.
 Os comentaristas bíblicos levantam a questão de se Jesus quis dizer especificamente que os crentes deveriam literalmente lavar os pés dos outros crentes e, em caso afirmativo, o lava-pés deveria fazer parte do culto e prática da comunidade religiosa, ou se Jesus estava dando um exemplo. Parece que o consenso da maioria dos comentaristas é que o lava-pés era um exemplo, e não uma ordem específica.
 O que Jesus enfatizou parece ser que, se Ele, como seu Senhor, Se humilhou assumindo o papel de servo, Seus discípulos deveriam estar dispostos a fazer o mesmo. Em vez de instituir o rito específico de lavar os pés de outra pessoa, Jesus demonstrou uma atitude de humildade e serviço aos outros. Deu o exemplo de como nós, cristãos, devemos servir aos outros, mesmo que seja desagradável ou humilhante. —P. Amsterdam [1]

O lava-pés não é apenas um ato físico, mas também espiritual. Ele simboliza a purificação espiritual e a reconciliação oferecida pelo sacrifício de Jesus. —Autor desconhecido

[1] P. Amsterdam E.D.D. Lavando os Pés dos Discípulos

Previous
Previous

Senhor da justiça

Next
Next

A Santa Ceia