Um amor que exibe boa vontade
Mas a maior destas é a caridade (amor). (1 Coríntios 13:13a)
A quarta palavra e a mais comumente usada para se referir ao amor no Novo Testamento é agape. Na forma como é usada nas Escrituras, significa o amor de Deus. Por exemplo, em 1 João 4:8, quando afirma que Deus é amor, a palavra usada em grego é agape. Tudo que Deus faz é motivado por e flui do Seu amor. Agape também se refere ao amor que temos por Deus, e o amor de Cristo que devemos demonstrar pelos outros.
Quando lemos sobre o amor (agape) nos Evangelhos e nas epístolas, vemos o amor de alguém que escolhe as necessidades alheias às próprias, que aceita sofrer inconveniências, que abnegadamente sofre para o benefício de outra pessoa, sem esperar nenhum tipo de recompensa. É um amor que exibe boa vontade, fidelidade, compromisso, e um caráter íntegro. É o amor que Jesus mostrou e que O motivou a dar a vida para que pudéssemos viver com Ele para sempre. Agape é o amor abnegado que Jesus manifestou e que nos chama para copiar.
Em algumas traduções, agape é muitas vezes traduzido como “caridade” o que ajuda a entender que esse amor é generoso e altruísta. É fazer aos outros o que se gostaria que fosse feito a si.
Em 1 Coríntios 13, o apóstolo Paulo define bem o amor (agape) ao relacionar o que o amor é, o que faz, e como se manifesta. —Peter Amsterdam [1]
O amor ágape é um amor altruísta... o amor que Deus quer que tenhamos não é apenas uma emoção, mas um ato consciente da vontade - uma decisão deliberada de nossa parte de colocar os outros à frente de nós mesmos. Esse é o tipo de amor que Deus tem por nós. —Billy Graham
[1] Âncora Caridade Segundo a Bíblia