Não podemos fugir das mudanças
Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz. (Isaías 43:19a ARC)
Mudanças são inevitáveis. Na verdade, a vida é uma sequência interminável de curvas e voltas. Tornar-se um adulto demora cerca de 20 anos. Para chegar a ser a pessoa que Deus deseja é preciso a vida inteira. Não podemos fugir das mudanças, mas podemos nos beneficiar ao máximo delas. Veja como:
- Identifique as condições. Separe os aspectos sobre os quais você exerce algum controle dos demais e entregue todos a Deus que, em última análise, controla todas as coisas.
- Entenda as condições. Faça a diferença entre os aspectos práticos e os emocionais, e lide com cada um segundo seus respectivos méritos. Juntos, podem ser difíceis de enfrentar, mas, individualmente, tornam-se, de um modo geral, administráveis.
- Mantenha a mente aberta. O que você tem feito ou como tem agido pode ter produzido bons resultados até agora, mas pode haver alternativas melhores.
- Evoque a ajuda de Deus. As circunstâncias podem ser demais para você, mas não para Ele. “Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível.”1 Esse é o fator Deus.
- Permaneça positivo. Concentre-se nas oportunidades, não nos obstáculos.
- Dê e receba apoio. É muito provável que você não seja a única pessoa envolvida na questão. Comunique-se com os demais e encontre formas que gerem benefícios que possam ser compartilhados por todos.
- Tenha paciência. O progresso é, muitas vezes, um processo de três passos: um passo para trás e dois para frente.
- Pense no longo prazo. “Aquele [Deus] que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.” [1]
Se você mudar sua maneira de ver as coisas, as coisas que você vê mudarão. —Wayne Dyer
[1] Contato Abalado pelas mudanças da vida