Tudo quanto é fofoca pode magoar a pessoa
O fofoqueiro vive espalhando segredos; portanto, evite a companhia de quem fala demais. (Provérbios 20:19 NVT)
Fofocar é um hábito sutil. A fofoca pode nos fazer sentir bem com a nossa própria pessoa, porque menospreza os outros. Por que fofocar é tão mal?
- A fofoca pode estragar uma amizade. Provérbios 16:28 diz que “O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.” Quando você fala negativamente de alguém, tende a menosprezar a pessoa—o que o faz perder o respeito por ela.
- A fofoca também destrói a confiança. Você já confidenciou algo para um amigo e depois ficou sabendo que aquela informação caiu na boca do povo? Imagino que essa tenha sido a última vez que confidenciou algo para aquela pessoa.
- A fofoca geralmente não é verdade—ou pelo menos não é a verdade exata. A maioria das pessoas não sairia por aí falando mentiras sobre os ouros; mas quando um caso interessante vem de uma “fonte segura”, não achamos que faça mal passar a história adiante.
Provérbios 15:4 diz que “o falar enganoso esmaga o espírito.” Espalhar histórias negativas sobre os outros pode magoar de várias formas.
Sabe, a questão é que quer as histórias sejam falsas quer verdadeiras, tudo quanto é fofoca pode magoar a pessoa sobre quem estão falando, ou constrangê-la. . —Marie Story [1]
Deveríamos dentre todas as pessoas sermos zelosos em restaurar as reputações em vez de destruí-las, proteger um bom nome em vez de chamar alguém de algum nome, darmos fim à fofoca, em vez de alimentarmos a fofoca, restaurarmos relacionamentos destruídos, em vez de ressentirmos pessoas quebradas.—Scott Sauls
[1] Âncora Fofoca É Mesmo Tão Ruim?