Ser um segredo entre ele e Deus
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. (João 13:35 NTLH)
Apesar de amor ser uma palavra muito usada, compreender sua amplitude e profundidade não é tão simples. Para explicar o significado do amor, as ações são mais eloquentes que os sermões. O que você estaria disposto a fazer para mostrar amor para aqueles ao seu redor?
Sir Ernest Shackleton, o famoso explorador da Antártica, narrou como ele e seus homens tentavam dormir em uma cabana de emergência, depois de distribuírem entre si os últimos biscoitos, todo o alimento que lhes restava. A situação era crítica e ninguém ali tinha certeza se conseguiria voltar para a civilização.
Ao perceber um movimento no grupo, Shackleton viu um dos homens verificando a situação dos demais. Certamente, supondo que todos estivessem dormindo, o homem pegou o saco de biscoitos do que estava ao seu lado. Shackleton ficou perplexo ao ver um daqueles a quem confiara a vida, roubando o último biscoito de seu companheiro de jornada. Aparentemente, sucumbira à pressão e decidira roubar.
Atento à movimentação Shackleton viu então o homem abrir o saco de biscoitos que havia tomado, colocar nele os de sua própria porção e recolocá-lo no lugar de onde o havia tirado. O grande explorador disse: “Não me atrevo a revelar o nome daquele homem, pois aquela ação foi feita para ser um segredo entre ele e Deus.” —Mário Sant’Ana [1]
Amar é um ato de perdão infinito, um olhar terno que se torna um hábito. —Peter Ustinov (1921–2004)
[1] Contato Volume 21, Número 8