Levados a mudar hábitos
Por isso não desfalecemos. Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (2 Coríntios 4:16)
Muitas vezes há um equívoco de que quanto mais velhos ficamos, menos maleáveis e dispostos a mudar nos tornamos. Tenho visto que muitas vezes é bem o contrário! À medida que envelhecemos, nossos corpos, mentes e espíritos experimentam inúmeras mudanças. Tantos novos fatores entram em nossas vidas que somos levados a mudar hábitos anteriores e aceitar novos cenários. O declínio físico não o significa fim de nossa utilidade para Deus!
A Bíblia tem muito a dizer sobre mudanças, mas não diz em nenhum lugar que elas são reservadas para os jovens ou para os de meia-idade. Quer estejamos começando a subir ou chegando ao topo da colina, temos de continuar crescendo para ficar perto de Deus e seguir em frente.
Não finjo ser jovem. Aceito minha idade e a vejo como uma oportunidade de aprender, adotar novas perspectivas e fluir o máximo possível com as mudanças e desafios. Permaneço jovem de espírito, sim, mas admito que não sou jovem de corpo e espero que tenha crescido em entendimento e sabedoria.
Não quero pintar um quadro cor-de-rosa da velhice, porque há muitas dificuldades que lhe são inerentes, mas mesmo estas servem para nos aproximar de Deus. Ele começou uma boa obra em nós e a fará até o fim. —Gabriel García Valdivieso [1]
Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. —O apóstolo Paulo
[1] Contato Envelhecendo e mudando