Jesus ensinou Seus discípulos a…

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos. (Mateus 5:44)

 Após expressar o princípio geral de amar os inimigos, Jesus foi mais específico: “Façam o bem aos que os odeiam.” (Lucas 6:27-28) Ele está chamando Seus seguidores não apenas para amarem seus inimigos em princípio ou de alguma forma passiva, mas para lhes mostrar amor por meio de ações.
 Jesus disse para “bendizer os que vos maldizem,” ou seja, os que desferem contra nós ataques verbais na forma de insultos, humilhações ou abuso verbal. É natural pagar na mesma moeda, mas Jesus ensinou Seus discípulos a quebrarem o círculo de ira e ódio e abençoarem os que os maldizem. Apesar de que às vezes o certo é responder à altura os que nos atacam verbalmente, as Escrituras nos ensinam a fazê-lo com sabedoria e amor.
 Ele também disse, “orem por aqueles que os maltratam”. Outras traduções preferem “aqueles que vos caluniam ou vos injuriam”.  A exortação de Jesus aos discípulos para orarem pelas pessoas que os tratam mal representa uma forma sobrenatural de amor que reflete o amor de Deus pela humanidade.
 Depois de ensinar os discípulos o princípio de amar ao inimigo, dando exemplo de como se conduzir para colocá-lo em prática, Jesus acrescentou: “Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.” (Lucas 6:31) —Peter Amsterdam [1]

 Devemos desenvolver e manter a capacidade de perdoar. Aquele que é desprovido do poder de perdoar é desprovido do poder de amar. Há algo de bom no pior de nós e algum mal no melhor de nós. Quando descobrimos isso, ficamos menos propensos a odiar nossos inimigos. —Martin Luther King, Jr.

[1] Âncora Amor que Vai Além

Next
Next

Amam todos