A escuridão simplesmente não pode existir na presença da luz
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12 ARC)
Era uma vez uma caverna nas profundezas da terra que, como jamais vira a luz, não conseguia imaginar como esta seria. Um dia, o sol enviou à caverna um convite para subir para uma visita. Ao conhecer a superfície, a caverna ficou tão maravilhada e encantada. Para retribuir a gentileza, convidou o Sol a descer para visitá-la, já que este nunca tinha visto a escuridão. Entretanto, quando entrou na caverna, curioso de como seria a “escuridão”, disse intrigado: “Não vejo diferença!”.
O mundo pode parecer um lugar bem sombrio às vezes, onde pessoas que queremos bem ficam terrivelmente doentes, crianças lutam contra o bullying e os noticiários estão cheios de histórias tragédias ou desastres naturais. A escuridão também pode penetrar nossos relacionamentos pelo rancor, ressentimento, porque não somos compreendidos ou nos recusamos a compreender.
O que a história da caverna mostra, contudo, é que a escuridão simplesmente não pode existir na presença da luz. A opressiva escuridão é impotente na presença da luz. “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram sobre ela.” (João 1:5)
“Vós sois a luz do mundo” Jesus afirma ser e denomina Seus seguidores a luz do mundo. Para nós, essa tremenda honra é também um grande desafio, por mais escuro que o mundo possa parecer, é nossa responsabilidade e privilégio fazer brilhar Sua luz. —Ronan Keane [1]
Esperança é poder ver que há luz apesar de toda a escuridão. —Bispo Desmond Tutu
[1] Contato A luz contra a escuridão