Fé, esperança e gratidão
Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso. (1 Pedro 1:8 ARC)
A felicidade cristã está intimamente relacionada à fé, esperança e gratidão. É preciso pensar na vida no longo prazo, tendo como fundamento a fé em Deus, a confiança no que Ele nos diz por meio das Escrituras e o entendimento de que nossa vida terrena é somente o começo de nossa eterna relação com Ele.
Nossa alegria é baseada em nossa fé no que a Bíblia nos ensina: que Deus é nosso Criador; que embora a humanidade esteja afastada dEle devido aos nossos pecados, Ele abriu um caminho para nos reconciliarmos com Ele por meio da morte de Jesus e do perdão dos nossos pecados. Por essa reconciliação, passamos a ter um relacionamento eterno com Ele no qual Seu Espírito habita em nós.
Nossa fé e profunda confiança em Suas promessas de salvação, reconciliação e, em última análise, na eternidade, nos ajudam a alcançar paz de espírito. Nossas crenças criam esperança de que coisas boas virão e isso torna a vida mais feliz. —Peter Amsterdam [1]
Do ponto de vista bíblico, podemos definir alegria como “ter um espírito de alegria em todas as circunstâncias”. É mais do que contentamento interior, mais do que alegria, mais do que satisfação geral com a vida. —Michael A. Zigarelli
[1] Contato Volume 22, Número 11