É preciso um esforço consciente para evitar deixar de lado essas tendências…
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:16 ARC)
É natural tirar conclusões sobre as pessoas. Infelizmente, muitas vezes são conclusões negativas. Sabemos, com base na Bíblia, que agir assim é errado, contrário às Escrituras e não reflete a natureza de Jesus. Mesmo que essas percepções sejam tecnicamente precisas, costumam ser pouco amorosas, superficiais e, provavelmente não levam em conta todos os fatores que levam uma pessoa agir ou reagir de determinada maneira.
Acho que essa inclinação humana comum de imaginar o pior ou tirar conclusões negativas indica a importância de nos esforçarmos continuamente para nos revestirmos da mente de Cristo. É preciso um esforço consciente para evitar deixar de lado essas tendências negativas.
Como saber o que está acontecendo nos pensamentos ou no coração de outra pessoa? Podemos examinar a alma de alguém e verificar os detalhes particulares de sua vida? Claro que não!
Quando desconhecemos a motivação de uma pessoa, não gostamos dela, ou discordamos de suas ações ou opiniões, é fácil concluir que ela tinha a motivação errada.
Contudo, se olharmos para Jesus e O deixarmos orientar nossos pensamentos, Ele pode nos mostrar como Ele vê a situação. Sabemos que criticar os outros é errado, desagrada a Deus e é contrário à Sua Palavra. —Maria Fontaine [1]
O propósito da vida humana é servir e demonstrar compaixão e vontade de ajudar os outros. —Albert Schweitzer
[1] Contato O jogo da compaixão