É possível saber?
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. (Hebreus 11:1 ARC)
A questão é como determinar quando se deve parar de orar por algo. É possível saber em que ponto se deve deixar de pedir a Deus e começar a Lhe agradecer pelo que pediu? Eu acredito que sim.
Eu acredito que, quando nos encontramos na posição vital em que temos a certeza das coisas que esperamos, não precisamos mais pedir. Nesse ponto temos a certeza. Essa é a experiência de fé, e é por meio dessa fé que Deus fala conosco quando oramos.
Agora vem a pergunta: Como obter de Deus a certeza de que fomos ouvidos, a convicção de que estamos sendo atendidos? Se orar sinceramente por aquilo que acha que agrada a Deus e se mantiver determinado, terá a convicção de que pode parar de interceder em oração. Por quê? Porque a certeza entrou no seu coração, você sabe que Deus ouviu e não precisa ficar repetindo seus pedidos.
Depois de meditar nas promessas de Deus até ver brotar no seu coração a certeza das coisas que espera, apresenta-se humildemente diante do Senhor com a sua petição e passa a ter fé de que receberá aquilo que pediu. —V. B. Berg [1]
O desafio da fé, de certa forma, é ir sem saber para onde se está indo, partir sem ver, confiando apenas em uma palavra, confiando apenas em Deus. —Angelo Casati
[1] Âncora A Esperança das Coisas que se Esperam