Com um sorriso, o menino…
O alvo de minha instrução é o amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé sincera. (1 Timóteo 1:5 NVT)
É bem conhecida a história sobre um homem que, ao caminhar na praia ao pôr do sol, notou ao longe um menino que, repetidamente, abaixava-se para pegar algo da areia e jogar no mar.
Ao aproximar-se e ver que o garoto devolvia estrelas-do-mar para a água, o homem perguntou o que o rapaz estava fazendo.
“Estou jogando estas estrelas-do-mar de volta para o oceano, ou morrerão por falta de oxigênio.”
“Mas só nesta praia há milhares espalhadas na areia e isso está acontecendo em praias de todo o mundo. Que diferença faz?”
Com um sorriso, o menino se curvou, pegou uma estrela-do-mar e, ao jogá-la na água, respondeu: “Faz diferença para esta”.
Muitos dos inúmeros problemas do mundo são maiores do que somos capazes de dimensionar e não é difícil sucumbir à sensação esmagadora de que nossa pequena pedra jogada no oceano do caos não fará diferença alguma. Entretanto, tudo que fazemos se propaga nas vidas das pessoas com quem interagimos e nas vidas daqueles com elas interagem.
Avaliar nossas ações pelo nosso êxito em corrigir o que está errado no mundo é desanimador, pois nos colocamos diante de uma tarefa impossível de ser realizada. Mas quando traduzimos os ensinamentos de Jesus ao cotidiano, nas pequenas decisões que tomamos no dia a dia, nas coisas corriqueiras que fazemos, nas conversas que temos com as outras pessoas, nos simples gestos de gentileza que temos a oportunidade de realizar, fazer a diferença se torna possível, agradável e recompensador. —Mário Sant’Ana [1]
Amor e bondade nunca são desperdiçados. Sempre fazem a diferença. Abençoam quem os recebe e quem os dá. —Barbara de Angelis
[1] Contato Passo a passo