Em espírito e em verdade
Vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim O adorem. (João 4:23)
Como Jesus explicou à samaritana, a adoração não está mais vinculada a um lugar específico, como era então, mas tem em seu cerne o relacionamento entre o adorador e Deus, proporcionado pela morte e ressurreição de Jesus.
Não é mais necessário ir ao local de habitação de Deus, o templo, para adorar. Por meio da salvação que Sua morte e ressurreição nos concede, Jesus se tornou o elo entre Deus e a humanidade.
Ao afirmar que Deus busca aqueles que O adorem em espírito e verdade, Jesus ensinou que a verdadeira adoração vai além das palavras que saem de nossas bocas.
É nosso espírito se conectando ao Seu Espírito, conforme entramos em comunhão com Ele, adorando-O pelo que Ele é, conforme Se revelou em Sua Palavra.
Adorar a Deus é reconhecer, expressar e honrar Seu valor. —P. Amsterdam [1]
O que significa adorar a Deus? Significa aprender a estar com Ele, parar e dialogar com Ele, sentindo que Sua presença é a mais verdadeira, a mais boa, a mais importante de todas. —Papa Francisco
[1] P. Amsterdam Âncora Um Coração para Adorar