Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)

Cresci pensando que fé e dúvida fossem antônimos. A fé era boa; a dúvida, má. Essa mentalidade fazia com que eu achasse que até mesmo as perguntas fossem perigosas, pois poderiam levar à dúvida. Os questionamentos aos quais eu resistia variavam desde a importância que Deus dava para algumas regras encontradas na Bíblia, às vezes interpretadas de forma vaga ou com muito dogmatismo, à muito maior e perpétua pergunta: Deus existe?

Em um determinado ponto, tive o que me pareceu uma revelação, porém vim a descobrir que muitas pessoas de fé concordam que a dúvida não é o inimigo da fé, mas pode de fato torná-la mais forte. quando uma pessoa de fé questiona aquilo em que crê, duas coisas podem acontecer: perde-se a fé, ou não. No primeiro caso, a crença não era verdadeira ou forte o bastante; no segundo, a pessoa descobre que apesar dos conflitos interiores, da tristeza, do inexplicável ou das respostas não dadas, a fé permanece.

Há apenas duas coisas que preciso fazer para ter fé e agradar a Deus: 1- crer que Ele existe, e 2- acreditar que Ele recompensa os que O buscam diligentemente”.

Encontrei paz em saber que nunca terei todas as respostas, e tudo bem. Isso faz parte da fé.—Jessie Richards [1]

As situações que mais vão esticar sua fé serão aqueles momentos em que a vida se desfaz e Deus não está em nenhum lugar. Isto aconteceu com Jó.—Rick Warren

[1] "Perguntas e Dúvidas Saudáveis" Âncora, Fevereiro 25, 2020.

Previous
Previous

Oração

Next
Next

Ira