Acredite ou não
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. (Filipenses 3:12 NVI)
A vida é muitas vezes comparada a uma escola e é uma boa analogia. Deus permite muitas coisas em nossas vidas para nos testar, para ver nossa reação, nos ensinar lições e nos ajudar a crescer espiritualmente. É claro que o Seu propósito é que a experiência seja benéfica para nós, que sejamos alunos aplicados, que procuremos aprender e vivamos à altura de todo o nosso potencial.
Em suma, os testes da vida têm o propósito de nos ajudar a nos tornarmos as pessoas que Ele quer que sejamos e sabe que podemos ser.
Uma das coisas que Deus usa para nos ensinar, acredite ou não, são nossas fraquezas. Todos as temos e Deus as permite por diferentes razões, segundo o que Ele sabe que cada um precisa e que mais contribuirá para a nossa vida.
Entre outras virtudes, nos ensinam humildade, paciência e compaixão. Com elas, aprendemos sobre o poder da oração, que nos ensina a viver mais perto de Deus e nos tornarmos mais dependentes dEle. São as nossas fraquezas que nos ajudam a entender os outros melhor e, assim, termos mais condições de sentirmos empatia e ajudá-los em seus problemas e provações.
Nossas fraquezas existem para nos ajudar e é o que acontece cada vez que aprendemos com elas e nos aproximamos mais do Senhor por causa delas. —Maria Fontaine [1]
Deus não nos dá tudo o que desejamos, mas Ele cumpre Suas promessas de nos guiar pelos melhor e mais retos caminhos que levam a Ele. —Dietrich Bonhoeffer
[1] Âncora Passar de Ano na Escola de Deus