A bondade é um dos atributos de Deus
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade... (Colossenses 3:12 ARC)
Nos últimos anos, não faltaram crises globais. As notícias sobre doenças, conflitos e sofrimentos que vemos no noticiário podem provocar medo e criar uma visão negativa do mundo, mas também despertar muita generosidade e empatia.
Deus nos criou para, entre outras coisas, refletir uns para os outros o Seu amor e desvelo, atributos que tendem a ganhar realce nos períodos de crise e tristeza.
A Bíblia nos diz que a bondade é um dos atributos de Deus — “Da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia.” (Tito 3:4-5) As Escrituras também listam a bondade entre os frutos do Espírito que os cristãos devem se esforçar para cultivar em suas vidas.
Ajudar os outros é bom para nossa saúde mental e bem-estar. Faz com que nos sintamos parte de uma comunidade mais ampla e conectados aos que estão à nossa volta. Além disso, bondade gera bondade. Quando de alguma forma nos inteiramos de atos de generosidade e caridade, sentimos a inspiração para também sermos generosos e caridosos. Acredito que todos concordamos que a bondade nunca foi tão necessária quanto o é hoje. —Mário Sant’Ana [1]
Uma boa ação nunca se perde; quem semeia cortesia colhe amizade e quem planta gentileza colhe amor. —São Basílio (330–379
[1] Contato Bondade sem limites