Veneração e reverência
Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em Seus mandamentos tem grande prazer. (Salmo 112:1 RC)
A Bíblia fala bastante sobre o temor a Deus, o que envolve dois princípios. Um deles se refere a sentir medo dEle e da Sua ira. O outro diz respeito a honrá-lO e reverenciá-lO.
Este conceito é diferente do que é tratado de forma positiva, em reverência a Deus, que significa venerar, admirar, honrar e respeitar Deus. Temer a Deus dessa forma traz bênçãos e benefícios para nossas vidas.
Isso não nos isenta de sofrermos consequências pelos nossos pecados, nem significa que Deus tolerará o pecado deliberado e a desobediência às Suas leis morais. Os que amam o Senhor não precisam sentir medo dEle ou da Sua ira.
Somos parte da Sua família, direito adquirido pela nossa fé em Jesus. O temor a Deus é a reação certa que os crentes devem ter a tudo que Deus é e faz —no sentido de veneração, reverência. Nosso relacionamento com o Senhor é de amor, gratidão, louvor e adoração.
Da mesma forma, é certo temermos o Senhor no sentido de Lhe dar nosso amor, de obedecermos à Sua palavra e de vivermos de forma a glorificá-lO, pois Ele é muitíssimo digno. —P. Amsterdam [1]
Toda a paz e o favor do mundo não podem acalmar um coração atribulado, mas quando a paz é a que Cristo concede, nem mesmo toda a inquietação e angústia do mundo conseguem perturbá-la. —Robert Leighton
[1] Âncora Amar e Reverenciar a Deus