Um entendimento mais profundo de Deus
De bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17:11 ARC)
Não é incomum passar por crises de fé, duvidar ou questionar os pontos da doutrina, inclusive os princípios cristãos. O Senhor, muitas vezes, opera por meio dessas batalhas da mente e do espírito e as usa para nos fortalecer.
Muitos cristãos vivenciaram crises de fé ou tiveram de enfrentar ondas de dúvidas. Alguns exemplos notáveis que me ocorrem agora são Martinho Lutero, Madre Teresa e outros. Os conflitos interiores e as batalhas que travaram para alcançar um lugar de fé e entendimento estão documentados. O resultado de suas experiências, entretanto, foi uma crença mais forte, um entendimento mais profundo de Deus e o relacionamento íntimo que Ele busca com cada um de nós. Suas batalhas e vitórias inspiraram muitos. Eu diria que suas dificuldades lhes deram uma compreensão mais profunda das dificuldades que as pessoas enfrentam para afirmar sua fé e como isso pode vir a fortalecê-la.
Em vez de entender as dúvidas e as crises de fé exclusivamente como ameaças que devem ser resistidas, afastadas de nossa mente e coração, devemos lembrar que os questionamentos, as dúvidas e a incredulidade podem ser degraus para uma fé cristã mais forte e madura. Servem para nos levar a examinar a essência do que cremos e afirmá-la.
Podem nos ajudar a pensar e entender nossa fé tanto espiritual quanto intelectualmente, a pesquisar e descobrir “se estas coisas são assim”, para construir uma fé pessoal e pensada. —Maria Fontaine [1]
É através de perguntas que se aprende e cresce. É procurando respostas que se ganha confiança para dizer sem medo ou reservas: “Eu acredito”. —Stephanie Hertzenberg
1] Âncora Perguntas e Dúvidas Saudáveis