Título de propriedade
A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. (Hebreus 11:1)
A expressão "firme fundamento" que lemos desse versículo corresponde à palavra "hypóstasis" no texto original. Quando traduziram o Novo Testamento, há muitos anos, os tradutores ainda estavam confusos com a palavra "hypóstasis", pois parecia se tratar de algum termo comercial que não era normalmente usado na literatura grega clássica, e só conseguiam depreender que significava algo bastante concreto, por isso traduziam por "firme fundamento".
Centenas de anos depois, os arqueólogos desenterraram no Norte de Israel as ruínas de uma antiga estalagem. Lá encontraram um pequeno cofre de ferro que continha os documentos de uma nobre romana que ali havia se hospedado enquanto visitava suas propriedades na região.
Quase todos os documentos tinham a palavra hypóstasis escrita em letras grandes no alto da página. Eram as escrituras das propriedades daquela mulher.
Então o que é a fé? É o título de propriedade.
Se os tradutores da época soubessem o que hoje se conhece sobre o termo, é possível que tivessem escrito: "A fé é o título de propriedade das coisas que se esperam."
Se você pediu alguma coisa ao Senhor, mas ainda não viu a resposta, não se preocupe. Se acreditar de fato, é como ter nas mãos o documento com seu nome, atestando que o que pediu lhe pertence! É seu e, cedo ou tarde, você verá o que pediu. —DBB [1]
A fé não só olha para Jesus, mas olha do ponto de vista de Jesus, com seus olhos: é uma participação em sua maneira de ver. —Papa Francisco
[1] Contato Volume 11, Número 9