Ser uma força para o bem
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:21)
É fácil se sentir oprimido pelo mal e pelo sofrimento do mundo. Todos os dias ouvimos sobre crimes horríveis ou injustiças sendo cometidas. A mídia parece ter uma capacidade infinita de trazer notícias sobre violências, tristezas, desastres e maldades. Parece que a vida deixou de ser sagrada para muitos. O que podemos fazer a respeito de um mundo que às vezes parece dominado pelo mal?
Foi o mesmo dilema que os cristãos em Roma enfrentavam, para o qual Paulo ofereceu um conselho que me parece muito válido para estes dias: “Vence o mal com o bem”. Se um prato estiver sujo, ficar zangado não vai limpá-lo; ignorá-lo, tampouco. A única solução é expor aquele prato sujo ao poder de um pouco de água e sabão.
Se um quarto estiver escuro, você pode amaldiçoar a escuridão e reclamar de como ela é desagradável, ou acender uma lâmpada, abrir as cortinas e deixar a luz entrar. É o mesmo com os males da sociedade. Podemos ficar desanimados, irados ou deprimidos–”vencidos pelo mal”–ou podemos ser uma força para o bem por meio de nosso exemplo pessoal e pela disseminação da luz do Evangelho para as outras pessoas.
Nem todo prato sujo ficará limpo, nem todo coração entenebrecido será iluminado, mas cada um pode fazer sua parte dia a dia, pessoa a pessoa, decisão a decisão. —Marie Story [1]
Dormi e sonhei que a vida era alegria. Acordei e vi que a vida era serviço. Agi e descobri que servir era uma alegria. — Rabindranath Tagore (1861–1941)
[1] Contato Supere o mal com o bem