Quanto é suficiente?
Busquem, acima de tudo, o reino de Deus, e todas essas coisas lhes serão dadas. (Lucas 12:31 NVT)
Deus reconhece nossas necessidades materiais e Sua Palavra está repleta de promessas de provisão e até de abundância. Contudo, Jesus também advertiu que a busca desordenada por riquezas pode ser uma pedra de tropeço. É naturalmente difícil para nós avaliarmos corretamente nossas necessidades.
Quanto é suficiente?
O apóstolo Paulo trata dessa questão em uma carta que escreveu a Timóteo, na qual oferece uma resposta de um minimalismo assombroso: “Se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!” Sua mensagem não é contra viver acima desse padrão mínimo, mas ensina que o verdadeiro contentamento não está relacionado à prosperidade material.
Todos precisamos de dinheiro para prover para nós mesmos e nossas famílias, mas uma vez que nossas necessidades básicas e aspirações são atendidas, a busca por riqueza muitas vezes entra em conflito com nosso desejo por felicidade.
Devemos nos lembrar de que o verdadeiro sucesso e a realização vêm conforme aprendemos a nos aproximar mais de nosso Pai Celestial. —S. Keating [1]
Quanto mais [dinheiro] se tem, mais se quer. Ele não preenche os espaços; cria-os. —Benjamin Franklin
[1] Âncora Cultivando a Simplicidade