Embora Deus
Então Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. (Gênesis 1:26 NVT)
Embora Deus seja espírito e desprovido de corpo físico, a Bíblia fala, por exemplo, do Seu rosto, olhos, mãos, orelhas, boca, nariz, lábios e língua, braços, mãos, pés, voz, etc.
Também Lhe são atribuídas experiências humanas, em que Ele é descrito como pastor, noivo, guerreiro, juiz, rei, marido, etc.
Também é dito que Ele realiza atividades humanas como ver, ouvir, sentar, andar, assobiar, descansar, cheirar, saber, escolher e corrigir.
As emoções humanas também Lhe são atribuídas, tais como o amor, o ódio, o prazer, o riso, o arrependimento, o ciúme, a ira, a alegria, dentre outras.
Se por um lado Deus não tem, literalmente, mãos, pés, ouvidos e olhos, essas palavras nos permitem um senso de compreensão da Sua natureza e de como podemos nos relacionar com Ele. Deus é espírito e também pessoal, além de ser o Deus vivo.
Deus escolheu revelar-Se à humanidade nas palavras que usou para Se comunicar com e por meio dos escritores bíblicos. Ao fazê-lo, falou na linguagem e forma que eles e consequentemente nós poderíamos entender. Revelou-Se como o Deus vivo que é pessoal, espírito e invisível. —Peter Amsterdam [1]
Mas, por causa de Jesus, não precisamos mais nos indagar sobre o que Deus sente ou como Ele é. Se tivermos alguma dúvida, olhar para Jesus desembaçará nossa visão.—Philip Yancey
[1] Âncora A Face de Deus