Certo ou errado
Até mesmo os gentios, que não têm a lei escrita, quando obedecem a ela instintivamente, mostram que conhecem a lei, mesmo não a tendo. Demonstram que a lei está gravada em seu coração. (Romanos 2:14-15 NVT)
É impressionante observar que, no mundo todo, em praticamente todas as culturas, até mesmo nos lugares mais remotos, todos parecem saber a diferença entre o certo e o errado.
Sabem e entendem que certas coisas são pecados e que existem leis a respeito. Os padrões morais básicos de Deus são bastante universais.
Deus criou o homem com liberdade moral. Ele concede a cada um de nós a honra da escolha pessoal. Podemos decidir entre o bem e o mal.
O Espírito Santo é fiel e fala ao coração de todos, indicando quando estão agindo errado. Sabem a diferença entre o bem e o mal.
Podem não conhecer o Mestre, o evangelho da verdade, as boas novas da salvação, mas sabem a diferença entre certo e errado. Deus dá um pouco de luz a todos, e julgará cada um conforme a pessoa seguir a luz que Ele lhe deu. —DBB [1]
A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
A etiqueta coloca a questão: 'é elegante?'
Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?' —Martin Luther King
[1] DBB Âncora O Hábito de uma Boa Consciência